A colheita de café tem várias etapas, entretanto uma dela é primordial e a mais importante, e é responsável por grande parte dos custos.
Porem a escassez de mão de obra, tem se tornado o maior gargalo do setor, preocupando sobriamente os produtores de café, assim, grande industrias do segmento procuram desenvolver soluções, que possa contribuir no setor. Foi o caso das derriçadeira de café, incialmente houve alguma resistência, pois, eficiência e os grandes resultado que podiam ser alcançados com seu uso, com o passar dos anos este equipamento conquistou fortemente o produtor de café, saindo de uma operação que era 100% manual para uma operação semi-mecanizada aperfeiçoando o processo aumentando o rendimento na colheita de café, diminuído os custos e economizando tempo.
As derriçadeiras de café são equipamentos simples de operar, com o passar do tempo o operador ganha agilidade e adaptabilidade com o equipamento, aumentado velocidade e maior produção na colheita de café, composta de um motor a combustão, uma haste e garra (maozinha derriçadeira), um equipamento leve e pratico.
Atualmente derriça do café com derriçaderas a gasolina é o meio mais usado em pequenas propriedades, onde a locais que não possível colher com grandes colheitadeiras, a vantagem que o café derriçado não entra em contato com a terra e nem com outros grãos caídos no chão, panhar café ficou mais fácil e rápido.
Além disso podemos notar que este equipamento teve várias evoluções tecnológica e o preço de derriçadeira de café teve forte queda nos últimos anos, sendo um ótimo investimento com grandes retornos.
Além da função de derriçar café as derriçadeiras nakashi podem ser de uso multifuncional, pois, é possível acoplar outros acessórios, que podem servir na preparação da colheita e pós colheita de café